Mulher ModernaVariedades

Você sabe ouvir os outros?

Pela colunista Viviane Porto (@vivi_porto_)

Gosto de fazer amizades e num dia destes conheci uma moça numa reunião de trabalho. Vou chamá-la aqui de Maria. Dava para perceber como ela estava tensa. Depois de tratarmos de todas as negociações, algumas pessoas permaneceram para um bate-papo porque já era tarde da noite e não ia ter mais reuniões naquele dia.

Num determinado momento, Maria começou a desabafar sobre uma situação de violência que vivia. Ela buscava apoio naquele lugar, mas não conseguia expressar o que sentia. Ouvia tantas receitas de como resolver suas questões, que cada vez ficava mais calada, triste e reclusa.

Escutava que tudo dependia de sua vontade, de querer resolver aquilo e mudar de vida. Achei importante não dar opiniões pessoais, mas ouvir e tentar melhorar um pouco aquela conversa, afinal, percebi que Maria estava ficando com vergonha e já não tinha mais coragem para continuar a conversa e encarar as pessoas.

Fui entendendo de que nada do que eu falasse seria apropriado naquele momento. Então, eu disse a ela que estava ali oferecendo a minha amizade e que estava disponível para ouvi-la sempre que precisasse.

Logo após essa situação, fui para casa meditando sobre o mundo em que vivemos. Ele é cheio de regras, discursos, padrões e, às vezes, podemos nos esquecer de agir com o coração.

Concordo que aquela situação necessitava de ações urgentes, mas talvez aquele dia fosse somente tempo de ouvir, acolher e apoiá-la na decisão que Maria escolhesse.

Disse somente ‘estamos juntas’, segurei na mão dela com a esperança de, num futuro próximo, eu poder contribuir de forma mais significativa para a situação na qual vive.

Quer tal começarmos 2018 tentando ouvir mais quem, às vezes, só precisa de um abraço ou apenas desabafar? Talvez nesses momentos o que mais se busca é fugir das regras e receitas prontas. E o que mais se deseja é apenas ser ouvido, pelo simples fato de ter alguém para te escutar.

Feliz Ano Novo!

Viviane Porto