Beleza e SaúdeMulher Moderna

Erros na hora de cuidar do cabelo

Erros na hora de cuidar do cabelo

Manter o cabelo glamouroso não é tarefa fácil, principalmente para quem vive mudando as cores, comprimento e textura. Mas a boa notícia é que pequenos hábitos no dia a dia também podem fazer uma diferença imensa na saúde do cabelo.

Daniela Leal, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, alerta que é preciso cuidado porque temos alguns vícios que podem comprometer e muito a qualidade dos fios.

“A maioria das pessoas pensa, por exemplo, que usar produtos de qualidade é suficiente. Mas elas não percebem que aquelas pequenas atitudes diárias, como a lavagem e até a maneira como o prendemos, também podem danificar os fios. Esses detalhes fazem a diferença na forma como o nosso corpo reage. E cada um desses cuidados, quando inseridos na rotina, tornam-se algo natural”, completa Daniela Leal.

Bora descobrir o que você não pode fazer com o seu cabelo de jeito nenhum?

Quer ter um cabelo cheio de glamour?

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA CONFERIR AS DICAS!

* Curta a FANPAGE da Escola de Você

*Siga o Tempo de Mulher nas redes sociais: Facebook / Twitter / Instagram

*Curta a FANPAGE da Ana Paula Padrão 

  • Segundo Daniela Leal, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, não se deve aplicar o xampu nos fios ainda secos. Faça isso só quando os fios estiverem molhados e, ao aplicar o xampu, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos – NUNCA com as unhas.
  • Não tome banhos muito quentes e nem deixe resíduos de condicionador ao longo do comprimento. O acúmulo de resíduos dos cosméticos capilares podem deixar os fios sem movimento e ressecados.
  • Não penteie e nem prenda os fios ainda molhados. Quando úmidos, eles ficam frágeis. E se você for tentar desembaraçar pode quebrá-los e afetar a raiz, ocasionando a queda.
  • Outra dica da especialista é nunca dormir com os fios molhados. O ambiente úmido facilita o aparecimento de fungos e favorece o surgimento da caspa, além de ocasionar possíveis alergias.
  • Não deixe os fios desprotegidos na piscina ou na praia. Use sempre um protetor capilar. Na piscina, o sulfato de cobre utilizado para limpeza da água pode alterar a cor dos fios claros e tingidos. Já na praia, o excesso de exposição solar também prejudica o cabelo.
  • Não deixe os fios desidratados nunca. Sem hidratação, as cutículas abrem, perdem água para o ambiente e deixam de refletir luz, o que faz com que o cabelo fique sem brilho e quebradiço.
  • Não fique mais de três meses sem cortar o cabelo, nem que seja apenas as pontas dos fios. Isso fortalece o cabelo e faz com que continue crescendo.
  • Não faça dos secadores, chapinhas e babyliss algo presente na sua rotina de beleza. Quando esses aparelhos são usados em excessos, eles podem queimar, desidratar e quebrar os fios. Quando for usar, lembre-se dos indispensáveis protetores térmicos.
  • Não abra mão da alimentação saudável, pois ela também impacta na qualidade dos fios do cabelo. O consumo de proteínas, por exemplo, é essencial para auxiliar no crescimento.
  • Não abuse do álcool e cigarro. De acordo com Daniela Leal, esses dois itens são agentes importantes na piora da caspa e da seborreia.
  • É importante ressaltar que o xampu a seco é eficaz na remoção da oleosidade dos fios e pode, sim, ser um aliado seguro e prático para manter o cabelo em ordem na correria do dia a dia.
  • Evite somar processos químicos como mechas e alisamento definitivo. Ambos alteram a estrutura interna do fio e, principalmente, se os cabelos forem longos, podem não suportar e romper/ quebrar.
Redação