Dicas práticasEstilo de Vida

5 metas para o dinheiro render

Pela colunista Carolina Sandler (www.financasfemininas.com.br)

A cada ano que inicia entramos num frenesi de promessas e resoluções. ‘Este ano vou parar de fumar’, ou ‘neste ano vou perder aqueles quilos’. São tantas as boas intenções e boas energias! E quando o assunto é dinheiro sempre acreditamos que dá para poupar um pouquinho mais. O problema é que dificilmente criamos metas para isso.

LEIA TAMBÉM: Comece o ano sem dívidas

Para 2018, vou te recomendar colocar entre as suas prioridades reorganizar a vida financeira. Com poucos passos, você consegue colocar suas contas no eixo e se prepara para correr atrás dos seus sonhos.

Estabeleça metas e você vai conseguir poupar dinheiro!

Sim, não pense que realizar metas e colocar as contas em ordem é impossível e apenas para quem ganha muito dinheiro. Se você souber controlar as contas ali, na planilha, vai perceber que com o tempo sua poupança e investimentos vão crescendo.

Por isso elaborei uma listinha com algumas resoluções para esse novo ano e que você pode aplicar para a sua vida financeira.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA CONFERIR AS DICAS!

  • Vou quitar minhas dívidas: Liste todas as suas dívidas, veja quais são as que têm maiores juros e comece por elas. Se não conseguir quitar tudo à vista, tente renegociar com o banco. Outra ideia boa é pegar um empréstimo pessoal com juros mais baratos.
  • Vou controlar as minhas contas: Baixe uma planilha ou um app [aplicativo], qualquer que seja a ferramenta, e comece a acompanhar todas as suas despesas. Você vai ver como só de anotar gasto por gasto você consegue mais disciplina nas suas finanças.
  • Vou fazer um detox de compras: Para começar, basta apenas começar a pensar de forma mais crítica sobre os seus impulsos, e não reagir a cada vontade que aparece. Uma dica simples é ficar por 10 minutos pensando sobre isso antes de fazer qualquer compra. Avalie bem – e racionalmente – antes de comprar!
  • Vou começar a investir: Separe uma parte do seu salário todo mês. Comece com pouco. O mais importante é investir todo mês, mas com regularidade. É assim que você vai acumular um patrimônio para realizar seus sonhos.
  • Vou realizar meus sonhos: Um curso de pós-graduação? Uma viagem especial? Dar a entrada no apartamento dos seus sonhos? Tudo é possível! Defina qual é o sonho que faz seu coração bater mais rápido e priorize-o. Veja quanto vai custar e comece a poupar. Se você investir o dinheiro, vai conseguir chegar lá ainda mais rápido!
Carol Sandler