Beleza & SaúdeEstilo de Vida

Guia detox para desinchar

Pela colunista Patricia Gattone (www.espacodemulher.com)

Depois das festas de fim de ano, para algumas pessoas, vêm as férias. E logo no mês seguinte, o Carnaval. Com tanta festa e longos períodos de descanso é comum ter uma alimentação e dieta mais desregrada. Só que antes mesmo de chegar o período da folia, o inchaço no corpo já começa a aparecer. Para te ajudar a dar uma ‘afinada’ e aproveitar o verão e o Carnaval cuidando da saúde, reunimos algumas orientações de especialistas que vão ensinar receitas e compartilhar dicas detox. O objetivo é desintoxicar o organismo!

Leia também: Alimentos contra a ansiedade

Segundo a nutricionista da Universidade de Guarulhos (UNG), Cristiane Botelho da Silva, os sucos desintoxicantes (detox) melhoram o sistema imunológico. Isso porque os nutrientes usados são ricos em antioxidantes, ou seja, substâncias que previnem o envelhecimento de células sadias e o aparecimento de doenças. Além disso, essas bebidas possuem componentes que ajudam a eliminar toxinas (substâncias tóxicas para o organismo).

‘A absorção desses nutrientes costuma ser melhor no período da manhã, contribuindo para regular o organismo ao longo do dia. Porém, se a pessoa quiser tomar em outro horário, os efeitos também são benéficos’, indica Cristiane.

Cuidados com a dieta detox

Apesar dos benefícios, é importante destacar que para desinchar é fundamental ter uma alimentação equilibrada aliada com a ingestão dos sucos. ‘O uso prolongado de uma dieta contendo apenas líquidos pode causar hipoglicemia [redução do nível de glicose no sangue], levar a prejuízos da tireoide, causando hipotireoidismo; além da diminuição de fibras, causando disbiose [desequilíbrio] intestinal e constipação; sem contar os possíveis riscos de episódios de compulsão alimentar’, avalia a nutricionista e educadora física Natasha Barros.

Preparada para anotar tudo sobre detox?

CLIQUE NAS IMAGENS PARA CONFERIR AS DICAS E RECEITAS!

* Curta a FANPAGE da Escola de Você

*Siga o Tempo de Mulher nas redes sociais: Facebook / Twitter / Instagram

*Curta a FANPAGE da Ana Paula Padrão 

  • ‘Não considero o detox uma dieta. Ele é um processo metabólico que ocorre todos os dias em nosso corpo e necessita de nutrientes e compostos ativos para ocorrer de forma saudável e eficaz. Portanto, quando optamos por alimentos frescos, ricos em vitaminas, minerais, ômegas 3, 6 e 9, carboidratos de baixo índice glicêmicos e livre de agrotóxicos, corantes, edulcorantes e flavorizantes químicos obtemos as benfeitorias do detox para o organismo’, indica a nutricionista Alessandra Feltre.
  • ‘O detox é recomendado logo após períodos de exageros no consumo de alimentos gordurosos, ricos em açúcares, industrializados e com muito sal ou substâncias químicas. As receitas detox ajudam a reequilibrar o organismo’, explica a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi.
  • A nutricionista e educadora física Natasha Barros explica que o consumo de sucos detox é positivo quando aliados a uma alimentação saudável. ‘Nesse caso você aumenta o consumo de nutrientes alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes como, gengibre, limão, couve, laranja, acerola, chás, dentre outros. Além disso, aumenta o consumo de fibras e proteína com a utilização de chia, aveia, linhaça e quinoa’, reforça.
  • ‘O detox não deve ser caracterizado como uma forma de emagrecimento, pois sua finalidade é melhorar o funcionamento do organismo, eliminando substâncias tóxicas – que podem ser de origem alimentar, ambiental e/ou química. Mas a partir do momento que este processo de detoxificação inicia-se, o metabolismo corporal melhora e, consequentemente, a pessoa pode perder peso’, avalia a nutricionista Alessandra Feltre.
  • De acordo com Jamar Tejada, farmacêutico homeopata, sucos detox também são altamente capazes de aumentar a termogenia, ou seja, a capacidade do organismo queimar gordura.
  • Rosana Perim, gerente de nutrição do HCor (Hospital do Coração, de São Paulo), reforça que 'a alimentação detox consiste em abrir mão de produtos industrializados ricos em sal, açúcar, gorduras e bebidas alcoólicas, que aumentam a retenção de líquidos e dificultam a limpeza do organismo, dando lugar às frutas, verduras, carnes magras, grãos, carboidratos integrais e hidratar muito bem o corpo', explica.
  • No entanto, a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, faz um alerta para quem costuma fazer dietas detox por muito tempo. ‘A ausência de nutrientes essenciais ao organismo, como os da carne e do leite, por um longo período, pode acarretar uma diminuição no fornecimento de energia para as atividades diárias. Por isso, a dieta detox tem que ser bem planejada e orientada. Diabéticos, gestantes e lactantes não devem segui-la’, destaca.
  • Segundo a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, é importante acrescentar alimentos ricos em fibras, encontradas em biscoitos, arroz e pães integrais, aveia, açúcar mascavo, linhaça e cereais em geral, que ajudam na limpeza e regulação do intestino.
  • Para a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, vale fazer também sucos que tenham frutas como a melancia que é diurética; o abacaxi que auxilia na eliminação de impurezas; o gengibre que melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico e combate a constipação intestinal; a berinjela que tem ação digestiva e laxante; e a couve que estimula a produção de enzimas que ajudam na eliminação de toxinas e é fonte de vitamina B.
  • ‘Outros alimentos detox importantes são as frutas cítricas, como limão, laranja, kiwi e acerola, que possuem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade. Ainda os peixes, as ervas e os chás, como hibisco, chá verde, carqueja e boldo também devem estar presentes numa alimentação detox. Isso tudo sem esquecer de reforçar a importância da hidratação para eliminar as toxinas’, recomenda a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi.
  • Receita de suco diurético e detox: você vai precisar de 200ml (1 copo) de água de coco, suco de 1 limão, 1 colher de chá matcha, 1 colher de sopa rasa de açúcar demerara (ou adoçante) e gelo. Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome ainda gelado. Receita sugerida pela Grings Alimentos Saudáveis.
  • Cristiane Botelho da Silva, nutricionista da UNG (Universidade de Guarulhos), ensina uma  versão de suco verde: 1 maçã, 1 cenoura, 2 folhas de couve, 1 pedaço de gengibre e pepino. Bata tudo no liquidificador, peneire e beba. Se quiser, pode espremer 1 limão que dá um toque bem refrescante.
  • Outra opção de bebida detox que a nutricionista Cristiane Botelho da Silva, da UNG (Universidade de Guarulhos), compartilha é o suco colorido: 1 laranja, 1 goiaba, 1 pedaço de beterraba e gengibre. Bater tudo no liquidificador e beber bem gelado!
  • De acordo com Jamar Tejada, farmacêutico homeopata, o suco de berinjela com beterraba e limão também auxilia no detox: corte 1 berinjela pequena em fatias, com casca, uma beterraba pequena e adicione 2 litros de água, 5 limões (somente o suco) e acrescente uma colher de chá de pó de gengibre. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata com algumas pedras de gelo.
  • Jamar Tejada, farmacêutico homeopata, também ensina a fazer suco de abacate, chia e uva integral: misture 200 ml do suco de uva integral, 2 colheres de sopa de abacate, 1 colher sopa de mel e 1 colher de semente de chia hidratada (basta deixá-la em contato com a água, formando uma espécie de gel). Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba pela manhã e à noite.
  • De acordo com Rosana Perim, gerente de nutrição do HCor (Hospital do Coração, de São Paulo), para uma boa opção de suco detox você pode bater no liquidificador 1 copo (200ml) de água de coco; 3 pedaços de abacaxi;  e 5 folhinhas de hortelã. Sirva logo em seguida.
Patricia Gattone