CarreiraMulher Moderna

Ideias para ter renda extra

Por Carol Sandler (www.financasfemininas.com.br)

Estamos passando por uma fase nada fácil em nosso país, não é mesmo? São 13,5 milhões de desempregados no Brasil e como consequência, a renda das famílias vem diminuindo cada vez mais. Com as dívidas e boletos chegando todo mês, como driblar esta crise e conseguir ganhar um dinheiro extra?

Para te auxiliar nesse planejamento, compartilho a seguir algumas dicas e ideias de como colocar algumas habilidades suas em práticas e conseguir um dinheiro a mais no fim do mês. No entanto, antes disso, você precisa olhar para o mais importante: qual o tamanho do seu gasto atual?

Sem controle, você vai trabalhar cada dia mais para ganhar mais, porém, o dinheiro talvez “evapore” sem trazer nenhum impacto positivo para a sua vida. Lembre-se sempre: ter controle sobre a sua vida financeira te permite realizar sonhos e ter qualidade de vida… e de sono!

Renda extra x cortar custos

Então, anote todos os seus gastos, mesmo aqueles bem pequenos… e corte o que conseguir, ok? Mantenha pulso firme nas despesas e registre também toda a grana extra que entrar. Com isso no papel, você vai conseguir se planejar para gastar com o que realmente for importante.

Pronta? Escolha qual das ideias a seguir combina mais com o seu perfil e garanta já uma renda extra neste fim de ano. Boa sorte!

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA CONFERIR AS DICAS!

* Curta a FANPAGE da Escola de Você

*Siga o Tempo de Mulher nas redes sociais: Facebook / Twitter / Instagram

*Curta a FANPAGE da Ana Paula Padrão

  • Primeiro, faça uma lista dos seus cinco maiores: talentos, forças e interesses. Isso vai te ajudar a pensar em pelo menos três atividades que você pode exercer. Aí você vai estar melhor preparado para escolher uma fonte de renda a mais.
  • Uma das alternativas, se você gosta de cozinhar, é vender comidinhas para fora, além de  docinhos ou salgados. ,  Você pode começar investindo em receitas únicas e 'diferentonas'.  Depois, o segundo passo é definir seu público-alvo e os possíveis locais onde você pode vender, como no seu ambiente de trabalho, para a vizinhança, etc. Vale até mesmo apostar em algo para o mercado de festas infantis.
  • Se a sua empresa está crescendo e você se sente pronta para enfrentar novos desafios, que tal levar uma proposta para o seu chefe com o objetivo de assumir mais responsabilidades?  Mostre todas as suas realizações e que está pronta para mais desafios – com um aumento, é claro!
  • Que tal aproveitar um hobby seu para transformá-lo numa renda extra? Você gosta, por exemplo, de fotografar? Peça a uma amiga que vai fazer um evento em breve e se disponibilize para fazer as fotos, criar um portfolio. E em troca, depois ela pode te indicar para outras pessoas. Aposte em um filão. Depois, use as redes sociais para divulgar seu trabalho: fotos de família, de festas infantis, casamentos...
  • Se você tem habilidades para lidar com artesanato, aposte em bijuterias, bolsas ou outros itens que a sua criatividade permite criar com as mãos. Para ajudar nas vendas, monte um perfil no Instagram e publique/divulgue suas criações. Use seu WhatsApp para turbinar as vendas – e não esqueça de avisar as clientes existentes de todas as novidades.
  • Torne-se uma revendedora de cosméticos. Existem marcas bacanas que procuram consultoras de beleza, como Natura, Jequiti, Avon, Mary Kay, Hinode... A venda dos cosméticos neste modelo de venda direta pode trazer bons lucros, viu?
  • Seja freelancer (trabalho temporário). Se você tem habilidade com línguas estrangeiras, por exemplo, ofereça serviços de tradução. Domina a língua portuguesa?  Ofereça serviço de revisão. Muitas vezes você vai poder, inclusive, fazer home office, ou seja, de casa mesmo. Há inclusive sites específicos para te ajudar a vender e divulgar os seus serviços de freelancer, como o GetNinjas. Quem sabe esse seu plano B não torna-se um excelente plano A?
  • Revenda o que você não usa mais. Sites como o Enjoei, Cansei Vendi, OLX e até Mercado Livre te permitem vender aquelas roupas e até eletrônicos que você não usa mais. Que tal desapegar?
  • Aposte na economia compartilhada! Outra opção de renda extra é a chamada
  • Torne-se professora particular. Você pode dar aulas de reforço para quem está precisando aprender algo. Seja matemática, português, inglês ou qualquer outra habilidade que você possui. É uma boa forma de ajudar alguém e ainda contribuir com sua renda!
Carol Sandler