Beleza & SaúdeEstilo de Vida

Alongar cílios: tire suas dúvidas

Sabe aquele olhar marcante, com cílios perfeitos e tão lindos que parecem de boneca? Fato é que nem sempre é tão simples assim conseguir um olhar natural usando somente o rímel. A boa notícia é que já existe uma técnica moderna e que permite esse efeito, é o alongamento de cílios. Mas nada de sair por aí fazendo essa aplicação sem nenhuma orientação sobre o assunto. Por isso, o portal Tempo de Mulher conversou com alguns especialistas. Eles compartilham a seguir várias dicas para você fazer o procedimento da melhor forma e arrasar na produção.

Alongamento x cílios postiços

Antes de tudo pare e se pergunte: você sabe a diferença entre alongamento e cílios postiços? ‘No alongamento, os cílios são colocados um a um, com uma cola. No entanto, esse produto não deve entrar em contato com os olhos e nem com a margem das pálpebras porque pode causar sérias irritações e alergias”, afirma Tatiana Nahas, oftalmologista, especialista em cirurgia de pálpebras e chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Cosméticos para fazer em casa 

Além disso, a médica explica que este mesmo cuidado deve ser levado em consideração também ao usar os postiços, estes que não devem ficar nos olhos por mais de 24 horas. ‘Quando a pessoa colocar os cílios postiços deve retirá-los e higienizar muito bem as pálpebras para evitar qualquer contaminação. Essa é uma região muito sensível e sujeita a inflamações’, orienta Tatiana.

Tamanho dos cílios é importante

Outro detalhe que deve ser considerado na hora do alongamento ou de aplicar cílios postiços é o tamanho desses apliques. Segundo o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, um estudo do Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos, constatou que essa relação do comprimento dos cílios com a altura dos olhos, entre uma pálpebra e outra, está presente em 22 espécies de mamíferos, além do homem.

‘A natureza é sábia. Esse comprimento permite ao olho receber ar e umidade na medida certa, sendo protegido pelos cílios do excesso de poluição, poeira, sol, além de outras partículas que poderiam agredir o cristalino [uma espécie de lente natural do globo ocular]. Já o uso excessivo de cílios mais longos e mais fartos pode comprometer a visão, impedindo a necessária circulação de ar e promovendo o ressecamento e a irritação dos olhos’, afirma ele.

LEIA TAMBÉM: Make com neon para balada 

É o que explica a especialista na técnica de alongamento de cílios, Lívia Siqueira, do In Beauty, de Campinas. ‘Diferente das demais técnicas, o alongamento fio a fio traz um método que consiste na aplicação de um fio sintético ou de seda sobre cada cílio natural. Os fios são aplicados com tamanho, curvatura e espessura diferentes, dependendo da necessidade de cada cliente’, ressalta.

Se você quer ter cílios de boneca sem afetar a saúde dos olhos, tenha em mente que é preciso ter muito cuidado na escolha do profissional.

Quer saber mais sobre a técnica do alongamento e todos os cuidados que você deve ter?

CLIQUE NAS IMAGENS PARA TIRAR TODAS AS DÚVIDAS!

*Curta a FANPAGE da Escola de Você

*Siga o Tempo de Mulher nas redes sociais: Facebook / Twitter / Instagram

*Curta a FANPAGE da Ana Paula Padrão

  • 'As pessoas têm entre 90 e 160 cílios na base da pálpebra superior, divididos em grupos, e outros 80 na inferior. A curvatura é naturalmente programada para que eles se toquem, durante mais de 20 mil piscadas diárias, sem que um interfira no outro', afirma o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos.
  • O alongamento prejudica os fios naturais? 'Não. Tanto o material utilizado quanto a forma com que a aplicação é realizada não interferem na saúde dos fios naturais. O que acontece é que, em alguns casos (isso pode ou não acontecer, de acordo com cada cliente) o peso dos cílios aplicados acelera o processo natural de queda dos cílios originais. No entanto, o normal é que os fios naturais cresçam normalmente e os 'aplicados' caiam com esse processo', diz Lívia Siqueira, do In Beauty.
  • Quanto tempo leva para ser realizado o alongamento de cílios? 'O procedimento demora em média de 60 a 80 minutos, dependendo da quantidade de fios que a cliente possui', explica Lívia.
  • Há restrições para alongamento de cílios? 'Sim. Como o processo é totalmente externo, não há riscos diretos sobre a saúde dos olhos. Os cuidados pós-procedimento é que são essenciais. O alerta, neste caso, vale para pessoas com algum tipo de problema oftalmológico, principalmente quando há lesão em córnea e conjuntiva ou que apresentam histórico alérgico a algum componente do material utilizado no procedimento', alerta Lívia Siqueira.
  • É permitido usar rímel após o alongamento? 'Sim. As únicas indicações são a de evitar o produto à prova d’água porque a remoção pode ser mais difícil e danificar os fios do alongamento; e, preferencialmente, passar o rímel nas pontas dos cílios em vez de usá-lo em toda a extensão', avalia Lívia.
  • Posso tirar os fios que estão soltando? 'O ideal é deixar que os fios aplicados'caiam por meio do processo natural de crescimento dos fios naturais. O ato de puxar os fios do alongamento pode fazer com que aos fios naturais também caiam. Se algo estiver incomodando, procure um profissional capacitado para retirar o que for necessário', destaca Lívia.
  • Demaquilante nos olhos: 'este produto possui muitos ativos e pode acabar retirando a cola que une os fios aplicados junto aos originais. Além disso, a própria ação de esfregar o algodão nos olhos é capaz de remover os fios', orienta Lívia.
  • Como deve ser feita a higienização dos cílios? 'É indicado usar produtos que não tenham óleo, como o sabonete líquido neutro', diz Lívia Siqueira.
  • 'A higiene das pálpebras deve ser feita pelo menos três vezes por semana. Todas as pessoas podem higienizar as pálpebras para prevenir inflamações e infecções, principalmente quem tem a pele mais oleosa e faz uso dos cílios postiços ou fez o alongamento', comenta Tatiana Nahas, oftalmologista, chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
  • Precisa ter intervalo entre os alongamentos? 'Sim, quando a cliente faz alongamentos por muitos meses seguidos indicamos um intervalo de pelo menos 30 dias. Isso faz com que os fios naturais se fortaleçam e o volume de fios aumente', detalha Lívia.
  • Posso pentear os fios todos os dias? 'Não só pode, como deve. Manter os fios limpos e penteados garante uma duração ainda maior do procedimento, além de deixar um aspecto muito mais bonito', orienta a especialista Lívia Siqueira. Para pentear as sobrancelhas use escovinhas específicas para isso.
  • Passo 1 para limpar as pálpebras - 'Hoje existem inúmeros produtos no mercado especialmente feitos para a limpeza das pálpebras. O mais usado é o shampoo infantil neutro. Mas se a pessoa for alérgica, o ideal é consultar um médico para a indicação do melhor produto', destaca Tatiana Nahas.
  • Passo 2 para limpar as pálpebras - 'Faça uma espuma com água morna e com a ponta dos dedos lave a raiz dos cílios. Depois, é só enxaguar e secar levemente. Não deixe o produto entrar em contato com os olhos para evitar irritação', orienta Tatiana Nahas, oftalmologista, chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
  • De acordo com Thayane Sant'Anna, especialista em alongamento de cílios da Essencial Beauty & Hair, o tempo de duração dos novos cílios varia de 30 a 45 dias. Nos primeiros dias é necessário evitar molhar ou até mesmo umedecer os olhos até a cola secar de fato', detalha ela.
  • 'Após a aplicação do alongamento de cílios, basta ter cautela para que produtos químicos não caiam na região, como condicionadores, xampus, hidratantes, entre outros. Para remover rímel ou maquiagem, por exemplo, substitua o demaquilante por soro fisiológico', conclui Thayane.
Redação