Beleza e SaúdeEstilo de Vida

10 aromas para perder peso

10 aromas que ajudam a perder peso - Fotos: banco de imagens

Você quer perder peso, mas tem aqueles momentos de fome descontrolada, ansiedade, tensão pré-menstrual, celulite e retenção de líquidos? Para te ajudar, o Tempo de Mulher descobriu alguns aliados. São óleos essenciais e aromas que auxiliam no controle das emoções.

Sim, porque os sentimentos impactam diretamente na escolha dos alimentos. Por isso, esses óleos e aromas podem ser grandes aliados da dieta e até mesmo do controle emocional.

“Eles ajudam a estimular os sentidos, pois agem no sistema nervoso diminuindo a ansiedade e o impulso de comer”, explica a especialista em desenvolvimento de aromas da L’eponge, Nathalia Carravetta.

Como esses óleos essenciais e aromas podem ser encontrados também em cremes, óleos corporais e hidratantes – porque agem diretamente na pele -, auxiliando até mesmo no combate a celulite.

Ficou empolgada para conhecer esses produtos e aromas? Anote todas as dicas e escolha a que mais pode te ajudar!

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA CONFERIR  OS AROMAS E PERDER PESO!

* Curta a FANPAGE da Escola de Você

*Siga o Tempo de Mulher nas redes sociais: Facebook / Twitter / Instagram

*Curta a FANPAGE da Ana Paula Padrão  

  • Aroma de bergamota - Segundo a especialista em aromas da L'eponge, Nathalia Carravetta, a essência da bergamota é ideal para quem é ansioso. A a dica é pingar algumas gotas desse óleo essencial em um lenço e levar na bolsa.  Ele também ajuda a combater a celulite e estimula o sistema linfático (responsável pela defesa do nosso organismo). Além disso, auxilia na redução do peso e age no estresse emocional – sentimento vilão das dietas porque resulta em excessos.
  • Aroma de lavanda - Indicado para quem tem altos níveis de estresse ou sofre com insônia, já que tem efeito relaxante.  'O óleo essencial de lavanda diminui os níveis de cortisol [conhecido como hormônio do estresse] no corpo, este que também é responsável por aumentar os níveis de gordura no organismo. Você pode pingar algumas gotas em um lenço limpo ou na fronha do travesseiro, para uma noite de sono tranquila. Outra opção é pingar algumas gotas durante o banho quente, para você inalar o vapor', indica a especialista.
  • Aroma de limão - O óleo essencial dessa fruta ajuda a acelerar o metabolismo [soma de processos químicos e físicos que acelera a queima de calorias e gorduras].  'Além disso, tem ação desintoxicante e combate a má circulação sanguínea, ajudando a aumentar os níveis de energia do corpo. Por equilibrar o metabolismo, age no controle do apetite e auxilia na perda de peso. A dica é fazer uma massagem diária no corpo com o óleo essencial ou pingar algumas gotas da essência em um lenço e inalar antes das refeições para reduzir o apetite', recomenda Nathalia Carravetta.
  • Aroma de canela - Além de melhorar a circulação e digestão, o óleo de canela desintoxica o corpo, estimula o sistema imunológico e aumenta a libido.  'Ele também é responsável por inibir o apetite e aquela vontade de comer por impulso. A dica é usar o óleo essencial no controle da perda de peso, inalando algumas gotas em um lenço antes das refeições ou adicionar uma ou duas gotas do óleo em um copo de água morna. Adicione mel para beber antes de uma refeição ou de dormir', orienta a especialista.
  • Aroma de sândalo - 'Esse óleo essencial tem propriedades relaxantes que ajudam a controlar a ansiedade, principalmente na hora da comida. Isso ajuda no controle do peso, já que elimina aquela fome emocional. Ele pode ser inalado por vapor, diluindo uma gota de óleo essencial de sândalo em uma mistura de uma gota de óleo, como o de coco, por exemplo', destaca Nathalia Carravetta.
  • Aroma de erva-doce - 'Este óleo é ideal para quem sofre com retenções de líquido. Para combater o inchaço, a dica é utilizá-lo em massagens abdominais, fazendo movimentos circulares na região. Além disso, tem a função de purificar o organismo eliminando as toxinas resultantes do excesso de alimentos e álcool', explica a especialista.
  • Aroma de toranja - 'O óleo essencial de toranja estimula a produção de uma enzima que é capaz de aumentar os níveis de energia do corpo e a taxa de metabolismo. E isso impede o ganho de peso excessivo e facilita a queima de gordura. Além disso, essa essência contribui para a diminuição do apetite e contribui para a perda de peso', reforça Nathalia Carravetta.
  • Aroma de gerânio - 'Essa substância ajuda no bem-estar do metabolismo por ser um aroma floral intenso, com cheiro similar ao de rosas. Conhecido por ser um óleo feminino, ele regula os hormônios responsáveis pela TPM (tensão pré-menstrual) e menopausa, trazendo estabilidade emocional. Também auxilia a combater as ondas de calor e os estados depressivos. Além disso, possui ação diurética e ajuda a secar a barriga', orienta a especialista em aromas.
  • Aroma de laranja doce - 'Esse óleo com aroma de laranja doce desintoxica o organismo, mais especificamente os sistemas circulatório e digestivo. Isso porque incentiva uma maior produção de urina, livrando o corpo do excesso de água acumulada, além de toxinas e gordura. Assim, age como um aliado da perda de peso. Quando inalado, ajuda no controle do estresse', destaca Nathalia Carravetta.
  • Aroma de laranja amarga - 'Basta colocar 5 gotas deste óleo em um aromatizador e borrifar em um ambiente para que a compulsão alimentar mantenha-se controlada com esse aroma. Ele também pode ser usado em massagens para trazer a calma, objetividade, saciedade e moderação alimentar', conclui a especialista.
Redação